A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO
Sem dúvida alguma vivemos hoje nem uma sociedade cada vez mais exigente sobre a necessidade de aprender, mas esse aprender não se resume em adquirir apenas alguns conhecimentos, o aprender hoje exige do ser humano a aquisição do conhecimento, a interação do ser humano com esses novos conhecimentos, a busca constate de novas aprendizagens em relação ao crescente desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aplicar esses novos conhecimentos no seu dia a dia.
Com essa necessidade de acompanhar esse desenvolvimento tecnológico, junto a exigência de acompanhar essa gama de informações a que nos deparamos todos os dias, percebemos uma preocupação constante das pessoas e o seu esforço para acompanhar essa demanda, isso pode ser percebido na crescente procura de cursos profissionalizantes , no retorno de grande parte da população à escola (EJA).
Hoje as pessoas podem ter acesso ao conhecimento de diversas maneiras, através da televisão, jornal, revista, rádio, celulares, internet e outros. Sendo assim essa nova forma de aprender também causou uma nova postura das pessoas diante das informações obtidas, possibilitando a elas a oportunidade de formar sua opinião ou ponto de vista diante das informações que estão sendo apresentadas.
Pensando nessa nova postura de interiorizar o conhecimento a escola precisa rever suas didáticas de aprendizagens e sua forma de levar os conteúdos até os alunos, não pode mais ter a ideia de que deve passar o conteúdo pronto e acabado, mas seu papel é formar pessoas críticas capazes de atuar ativamente na sociedade, sendo assim o professor é um norteador do conhecimento, auxiliando e orientando a usar as ferramentas que hoje estão disponíveis e assim fazer com que o aluno seja o próprio construtor do conhecimento.
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO
ResponderExcluirSem dúvida alguma vivemos hoje nem uma sociedade cada vez mais exigente sobre a necessidade de aprender, mas esse aprender não se resume em adquirir apenas alguns conhecimentos, o aprender hoje exige do ser humano a aquisição do conhecimento, a interação do ser humano com esses novos conhecimentos, a busca constate de novas aprendizagens em relação ao crescente desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aplicar esses novos conhecimentos no seu dia a dia.
Com essa necessidade de acompanhar esse desenvolvimento tecnológico, junto a exigência de acompanhar essa gama de informações a que nos deparamos todos os dias, percebemos uma preocupação constante das pessoas e o seu esforço para acompanhar essa demanda, isso pode ser percebido na crescente procura de cursos profissionalizantes , no retorno de grande parte da população à escola (EJA).
Hoje as pessoas podem ter acesso ao conhecimento de diversas maneiras, através da televisão, jornal, revista, rádio, celulares, internet e outros. Sendo assim essa nova forma de aprender também causou uma nova postura das pessoas diante das informações obtidas, possibilitando a elas a oportunidade de formar sua opinião ou ponto de vista diante das informações que estão sendo apresentadas.
Pensando nessa nova postura de interiorizar o conhecimento a escola precisa rever suas didáticas de aprendizagens e sua forma de levar os conteúdos até os alunos, não pode mais ter a ideia de que deve passar o conteúdo pronto e acabado, mas seu papel é formar pessoas críticas capazes de atuar ativamente na sociedade, sendo assim o professor é um norteador do conhecimento, auxiliando e orientando a usar as ferramentas que hoje estão disponíveis e assim fazer com que o aluno seja o próprio construtor do conhecimento.
Elaine e Lucimara